Memória Swap no LG P350 (Funcionando)

Um pequeno problema que temos no LG P350 e alguns Smartphones mais simples, é a pouca Memória RAM disponibilizada. Estava tendo diversos problemas com o fechamento dos programas por falta de memória, até mesmo se estivessem apenas o MSN e o Player de Música abertos, os programas fechavam.

Durante dias tentei fazer o Swap através do Recovery (Particionando) e através do App “Swapper”, porém ambos aos digitar “free -m” no Terminal, mostravam que a Memória Swap estava zerada, e os programas continuavam fechando.

A solução foi criar o arquivo Swap manualmente através dos comandos no Terminal, ou pelo ADB;

Há o Swapper2, um app que faz tudo isso de forma fácil! Confira aqui

O que irá precisar

  • ADB – Pode baixar este aqui -> ADB-Android350
  • Drivers da LG instalados
  • Celular com Root + Busybox (Se tiver com uma ROM customizada por exemplo, não precisa instalar o Busybox)

Os procedimentos foram realizados em um LG P350 com firmware v10g (vodafone), rooteado + CyanogenMod 7.2 by pax0r.

Esta Custom Rom já vem com o kernel modificado pelo pax0r, o app Swapper e particionando pelo Recovery não funcionaram com ela, porém este procedimento a seguir funcionou perfeitamente. Muitas Custom Roms já vem com um Kernel modificado, por isto não é recomendável trocá-lo, pois poderá ocorrer erros de tela preta ou travamentos por exemplo.

Benefícios

  • Mais memória livre para executar os aplicativos
  • Celular teoricamente mais rápido e sem travamentos

Contras

  • Pode diminuir a vida útil do seu Cartão SD, já que o mesmo estará sendo modificado constantemente e possui um limite (apesar de grande) de modificações.

Procedimentos

1. Conecte o celular no PC através do USB, certifique-se da opção de Depuração USB esteja ativada no celular (Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento) e os drivers devidamente instalados.

2. Extraia os arquivos do ADB em uma pasta de fácil acesso, e execute o arquivo de acordo com seu sistema operacional (cmdXP.exe para WinXP e cmd7.exe para Win7)

3. No prompt de comandos, digite “adb devices”, ele irá iniciar o daemon e se tudo estiver correto, irá mostrar seu dispositivo.

4. Digite os seguintes comandos e dê enter (a parte em vermelho será explicada abaixo) – Você também pode realizar estes comandos através do Terminal no próprio Android, porém através do ADB é mais prático;

adb shell
su
dd if=/dev/zero of=/mnt/sdcard/swap.swp bs=1024 count=200000k
mkswap /mnt/sdcard/swap.swp
swapon /mnt/sdcard/swap.swp

count=200000k será o tamanho do nosso Swap, coloquei apenas 200000k que significa 200mb, é recomendável deixar um valor próximo a isso, ou no máximo 256mb ou 256000k, mas isso vai de cada um.”
5. Agora seu dispositivo já deve estar com o Swap ativado, para confirmar, digite “free -m”, se em Swap aparecer apenas números 0, ele não estará ativado, porém se aparecer “Swap: 204792 0 204792” ou semelhante, o procedimento foi realizado com sucesso.

Screenshots

Como mostra na imagem, diversos aplicativos abertos e ele ainda deixa uma memória livre considerável. Entre eles: Remote Desktop, Kik Messenger, Player de Música, TalkDroid, e etc … Anteriormente, apenas 2 desses aplicativos abertos e ele já estava em 100%.

6. Infelizmente ainda não consegui uma forma funcional de ativar o Swap durante o Boot, portanto você deverá digitar os seguintes comandos toda vez que reiniciar:

su
swapon /mnt/sdcard/swap.swp

Podem ser realizados através do Terminal (disponível no próprio celular) ou através do ADB.

Assim que arrumar uma forma de ativá-lo durante o Boot, modificarei este post.

Criei um aplicativo que faz todos esses procedimentos, com a opção de Criar o Swap e Montar (você deverá abrir o App cada vez que reiniciar, mas isso já reduz ter que entrar no Terminal e etc). Confira aqui!

😉

5 ideias sobre “Memória Swap no LG P350 (Funcionando)”

  1. cara

    só assim consegui ativar o swap mesmo
    pelo programa, não deve funcionar por causa de kernel, acho…

    to com a CM7, vou trocar minha ROM depois, vou colocar a Androm, parece ser mais rapida, e já é preparada para swap…

    meu celular tava com force close, e isso me irritava

    só uma observação, ao colocar 200k, criou um arquivo de 200kb, e não 200mb.
    coloquei 200000k, pra criar um arquivo de 200mb, ai sim ficou de boa.

    Parabéns pela dica

  2. Cara tem um jeito mais facil de fazer isso, só baixar o app RAM manager Pro, la tem a opção de fazer SWAP, clique la, escolha o tanto de memoria, recomendo 128 que ele disponibiliza, espera ele carrega e pronto! depois olhe la em memory info e veja se o SWAPtotal e SWAPfree não estão no 0, se não estiverem é porque deu certo 🙂

    Uma forma muito mais facil que esse trabalho todo

    1. Sim, há diversas formas de fazer! Porém neste post eu quis ensinar a forma manual, já que alguns aplicativos de Swap não estavam funcionando corretamente. Mas se você observar eu também postei como ativar usando o app Swapper2, que é basicamente o que o App Manager Ram faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *